quinta-feira, 16 de setembro de 2010

INTESTINO PRESO



Se nosso organismo, pudesse ditar ordens, diria que não deveríamos sair de casa antes de nos sentarmos no vaso sanitário. Sairíamos aliviados, preparados para um dia que muitas vezes só terminará 14 horas depois.



A constipação intestinal, incomoda principalmente, as mulheres que são as grandes vítimas. Diferentemente dos homens, não nos ensinaram a reservar um tempo para essas necessidades. Quem de nós ousaria entrar no banheiro de um restaurante e permanecer ali mais de dez minutos?

Podemos pagar por isso com sequelas que vão do mau humor, flatulência e mal estar.


Daí o termo "" enfezado"".


Para nós mulheres, o melhor remédio para a constipação seria a consciência do direito de sentar-se no vaso sanitário e ali permanecer o tempo necessário, folheando a revista que mais agradar.

Devemos identificar os horários em que o intestino funciona melhor e sentir mas à vontade. Para algumas pessoas, ir ao banheiro pela manhã é o ritual ideal para o organismo; para outras, não há horário pré-definido.

Outra dica seria ajustar um horário regular, que lhe dê mais conforto.

A prisão de ventre, além do desconforto, pode provocar hemorróidas e causar problemas de pele e distúrbios intestinais. Vale a pena insistir nessa prática regular que vai interferir muito no humor, na disposição e na auto-estima.

Se você for dessas pessoas com prisão de ventre constante, o melhor é procurar seu médico.


Podem contribuir para a prisão de ventre:

Alergias alimentares, Falta de exercício, Gravidez, Estresse, Depressão e a falta de espaço privativo. Não há quem consiga ficar à vontade quando não existem espaço e tempo para isso.



ALGUMAS SUGESTÕES PARA O EQUILÍBRIO DA MÁQUINA INTESTINAL:


  • Ingestão de muito líquido, ele funciona como uma espécie de lubrificante, ajudando no peso e no deslocamento harmonioso das fezes.
  • A ameixa seca é reconhecida como laxante, é uma fruta rica em fibras, mas apenas isso não explica a razão desse poder laxativo.
  • Mastigue bem os alimentos e nunca faça refeições apressadas.
  • Prefira oa alimentos ricos em fibras: pão integral, batatas cozidas com casca, arroz integral, legumes crus, frutas frescas, frutas secas e muito líquido.
  • Adote a prática de exercícios, mesmo que sejam leves, três dias por semana.
  • Se não sente vontade de ir ao banheiro, escolha uma revista ou livro preferido e sente-se no vaso sanitário pelo menos por dez minutos; seu organismo começará a se acostumar.
  • Os laxantes à base de plantas ou comprados na farmácia devem ser adotados como soluções de emergência e de curto prazo.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, o importante é avaliar o funcionamento do organismo pela satisfação ou desconforto que ele costuma nos dar.






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...