quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EXCESSO DE PESO



A OBESIDADE, além de ser doença de caráter genético, é uma enfermidade hoje relacionada princialmente às mudanças de hábitos alimentares e ao sedentarismo.

A indústria moderna tem proporcionado ao homem, nos últimos anos, gêneros alimentícios pouco saudáveis ( produtos processados ricos em gordura, alimentos refinados com baixo teor de fibras, fast-foods, etc) gerando comodismo entre as pessoas... carros cada vez mais confortáveis, máquinas que substituem o serviço braçal, controle remoto, etc...etc...
Isso faz com que nós seres humanos nos movimentamos cada vez menos e deixe de lado uma alimentação balanceada rica em frutas, vegetais, cereais e leguminosas.

Há ainda muito o que aprender sobre a obesidade, mas nós sabemos que evitar o ganho de peso em excesso ou emagrecer pode beneficiar a saúde.
Até mesmo pequena perda de peso pode trazer benefícios.

DICAS:
  • Escolha principalmente dieta à base de vegetais, rica em variedade de frutas, legumes, verduras e grãos integrais.
  • Faça uma atividade física.
  • Não consuma ou limite o uso de bebidas alcoólicas e não fume.
  • Dê preferência para peixes e aves, limitando o consumo de carne vermelha.

  • Limite o consumo de alimentos gordurosos, principalmente de origem animal. Dê preferência ao azeite de oliva extra virgem.
  • Limite o consumo de doces, sorvetes, refrigerantes, etc.
  • Limite o consumo de comidas salgadas. Abuse de ervas, cebola e alho.


Nunca se começa um regime rigoroso, pois acaba caindo nos excessos da comida e termina com sentimentos de culpa.
É muito sofrido levar uma vida assim... num momento a pessoa está infeliz porque não está comento o que gostaria. Em outro está arrependida porque voltou a comer o que tinha prometido não comer.
No final... o corpo e a alma acabam sofrendo e a tendência é cuidar exclusivamente do corpo, com dietas imediatistas e muitas vezes enganosas.



Tenha MAIS EQUILÍBRIO, o efeito "sanfona", o engordar e o emagrecer, é processo prejudicial à saúde!!
Substitua as dietas e regimes pela Reeducação Alimentar - que significa adotar novos hábitos de alimentação, o que não é tão simples como pode parecer. Mas não é inviável, vale a pena tentar!






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...