Ter uma alimentação saudável
à base de frutas, legumes e verduras se tornou um item fundamental para a saúde.
Alguns supermercados já estão vendendo estes produtos de forma pré-lavada, o que facilita a vida da dona de casa.
Apesar dessa aparente comodidade, a Organização Mundial da Saúde alerta para o risco de contrair doenças a partir de alimentos pré-lavados ou que não estejam lavados de forma adequada.
O grande vilão dessa história seria o esterco animal, usado como fertilizante entre os vegetais e frutas, e também a água usada na irrigação.
ALERTA
Todo o cuidado é pouco
na hora de comprar frutas, legumes e verduras.
Um dica muito boa é investir mais em alimentos orgânicos, apesar de possuírem um prazo de validade mais curto em relação aos que passaram por agrotóxicos.
É necessário também observar a presença de insetos ou rachaduras, pois fungos, bolores ou amassados são indicativos de que os alimentos não estão próprios para o consumo.
Usado como condimento, o vinagre não é um produto que esteja relacionado como desinfetante pelas legislações.
O cloro (hipoclorito de sódio) é o indicado porque elimina uma variedade de microrganismos e está disponível em supermercados.
No caso de hortaliças, deve-se descartar as folhas murchas ou queimadas.
As folhas boas que irão ser consumidas cruas devem ser lavadas em água corrente uma a uma, mergulhando-as durante 15 minutos em solução clorada (hipoclorato de sódio a 2 %) na proporção de uma colher de sopa para um litro de água .
Tenha MAIS EQUILÍBRIO, verduras, frutas e legumes mal lavados podem trazer riscos à saúde.
0 comentários:
Postar um comentário