


Santa Fé de Antióquia
É um dos mais belos sítios coloniais da América Latina. A emoção é imediata ao chegar a essa pequena cidade colombiana colonizada pelos espanhóis, que guarda incríveis semelhanças com a cultura colonial portuguesa das cidades históricas de Minas Gerais. Caminhar nesse cenário mágico nos transporta aos tempos em que a população de Santa Fé convivia com o implacável domínio da corte espanhola e da Igreja Católica.
O tempo passa devagar
Atualmente com 23 mil habitantes, a consciência das autoridades municipais e da população para a importância de se preservar a paisagem urbana colonial garante o fluxo de turismo, que responde pela maior fonte de renda do município. No cenário histórico, o ambiente do período colonial se mantém intacto, com ruas estreitas, edifícios coloniais, casas brancas, pátios e largos. Nas praças, homens idosos jogam cartas e assistem vagarosamente o mundo passar.
Passear pelo centro histórico
Pode-se conhecer Santa Fé de Antióquia, caminhando em charretes ou em triciclos cobertos, que já fazem parte do cenário e percorrem o roteiro pelos principais pontos turísticos. Outros atrativos do centro histórico são o Palácio Arquiepiscopal, a Plaza Mayor de Juan Corral, o Museu de Arte Sacra e a Casa das Duas Palmeiras. Caso queira permanecer por mais tempo, existem pequenos hotéis coloniais na cidade.
Os mais luxuosos são o Mariscal Robledo e o Caseron Hotel Plaza. Se tiver tempo, faça um passeio a cavalo para explorar as zonas rurais no entorno da cidade.
Também declarada como Monumento Nacional da Colômbia, a pitoresca Ponte do Ocidente, fora da cidade, é um dos atrativos do entorno. Inaugurada no final do século 19, foi a primeira ponte suspensa construída na América do Sul. Suas margens oferecem serviços de receptivo turístico e abrigam bares, restaurantes e lojas de souvenirs.
Conhecer Santa Fé de Antióquia é um roteiro inesquecível que nos faz reviver os tempos em que os europeus dominavam toda a América, com o "sagrado" consentimento da igreja do Vaticano.
Tenha MAIS EQUILÍBRIO, reviver esses períodos em Santa Fé de Antióquia é recuar em vida, na nossa própria história - um tesouro de cultura da América colonial!

0 comentários:
Postar um comentário