segunda-feira, 10 de maio de 2010

TPM




IRRITAÇÃO, TRISTEZA, SEIOS DOLORIDOS E INCHADOS E COMPULSÃO POR DOCES SÃO ALGUNS DOS SINTOMAS DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL QUE ATORMENTA INÚMERAS MULHERES, E TODOS OS QUE ESTÃO À SUA VOLTA, MENSALMENTE.

A TPM TEM SOLUÇÃO

Cada vez mais a medicina trata a síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual como uma questão presente no comportamento feminino.
A TPM é um conjunto de sintomas que afetam o dia-a-dia das mulheres, interferindo em sua capacidade física e psíquica, com diferentes graus de repercussão.

O QUE ACONTECE NO ORGANISMO:
Mensalmente, a mulher é submetida a alterações hormonais fisiológicas associadas ao seu ciclo reprodutivo. No período pós-ovulatório, com mais intensidade antes da menstruação, essa oscilação leva a uma queda nos níveis de alguns neurotransmissores, como a serotonina, também associados a quadros depressivos. Eles são os responsáveis pelas alterações psíquicas que acompanham as alterações físicas.
A diminuição da serotonina explica um dos efeitos, a vontade de comer doces e chocolates, alimentos que recompõem os níveis desse neurotransmissor.


Os diversos sintomas da TPM estão ligados ao estado emocional, ao estresse, ao uso de medicamentos, alimentação, atividade física e outros fatores relacionados à rotina feminina.
A intensidade com que os sintomas interferem na vida da mulher, prejudica ou impossibilita atividades sociais, profisionais e relações interpessoais, o que determina a gravidade do caso.

OPÇÕES DE TRATAMENTO: Estudos revelam que alguns nutrientes podem atenuar, ou eliminar os incômodos.
O trato gastrintestinal e o fígado desempenham importante papel na síndrome da TPM porque auxiliam na manutenção e equilíbrio dos níveis hormonais.

É BOM INGERIR:
Fibras, Frutas como a banana, abacate, a ameixa. Vegetais como a couve-flor,brócolis, repolho e batata. Aumentar a ingestão de líquidos.
Cereais integrais,Peixe, Frango, Soja
Iniciar ou manter um programa regular de exercícios físicos também ajuda.

DEVE-SE EVITAR:

Carnes gordurosas, Açúcar, Álcool, Consumo exagerado de sal e Cafeína em excesso.

Manter uma alimentação equilibrada é manter os níveis hormonais em harmonia, principalmente entre o estrogênio e a progesterona, além de prevenir deficiências de algumas vitaminas e minerais que são de fundamental importância no período menstrual.

DIETA ADEQUADA REDUZ OS SINTOMAS Aumentar a ingestão das gorduras boas, presentes no óleo de linhaça, sementes de girassol e gergelim, no abacate, entre outros.

Quando essas medidas preventivas não alcançam sucesso, deve-se recorrer ao tratamento medicamentoso, a base de antidepressivos, vitaminas e sais minerais. Procure seu médico ele poderá ajudá-la.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, a mulher não precisa ficar à mercê da TPM, se alimente melhor, faça exercícios físicos e saiba lidar melhor com o estresse, afinal ele faz parte da vida, adquira hábitos saudáveis!!






3 comentários:

Vilma disse...

Menina...Eu sei o que é isto... Se pudessemos delimitar graus de estágios a TPM... o meu seria o ÚLTIMO... Pois fico brava demaissssssssss... Eu já terminei meu noivado na TPM diversas vezes... Meu noivo, coitado, fica desnorteado!!! Deve me achar uma louca...*rs* Eu fico fora do controle... brigo... choro...deprimo... fico elétrica...Nossa é o Caos! Já tomei medicação, mas piorou... então parei...
É uma luta!!!
Beijooo

Tania Forti disse...

Que post ótimo, amiga, sabe aquela enxaqueca que eu estava? Era da TPM porque se eu utilizar todas as manhãs, um suco que faço com frutas, couve fresca, e semente de linhaça, não sinto nada, mas mes passado descuidei e sofri muito.
Gostei de saber mais sobre esses cuidados.
beijos

Mais Equilibrio disse...

Olá meninas,viu como esta TPM acaba com a gente? e tem mais: a TPM se divide em 4 tipos
e uma mesma mulher pode apresentar sintomas de um ou mais tipos de TPM.
Vou postar mais sobre a dita......
Mas, Tania me passe a receita do suco, sou totalmente adepta a alimentos e sucos naturais.
Bjs
Obrigada pela visita e comentário!
Mais beijos....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...