A constipação intestinal, incomoda principalmente, as mulheres que são as grandes vítimas. Diferentemente dos homens, não nos ensinaram a reservar um tempo para essas necessidades. Quem de nós ousaria entrar no banheiro de um restaurante e permanecer ali mais de dez minutos?
Podemos pagar por isso com sequelas que vão do mau humor, flatulência e mal estar.
Daí o termo "" enfezado"".
Para nós mulheres, o melhor remédio para a constipação seria a consciência do direito de sentar-se no vaso sanitário e ali permanecer o tempo necessário, folheando a revista que mais agradar.
Devemos identificar os horários em que o intestino funciona melhor e sentir mas à vontade. Para algumas pessoas, ir ao banheiro pela manhã é o ritual ideal para o organismo; para outras, não há horário pré-definido.
Outra dica seria ajustar um horário regular, que lhe dê mais conforto.
A prisão de ventre, além do desconforto, pode provocar hemorróidas e causar problemas de pele e distúrbios intestinais. Vale a pena insistir nessa prática regular que vai interferir muito no humor, na disposição e na auto-estima.
Se você for dessas pessoas com prisão de ventre constante, o melhor é procurar seu médico.
Podem contribuir para a prisão de ventre:
Alergias alimentares, Falta de exercício, Gravidez, Estresse, Depressão e a falta de espaço privativo. Não há quem consiga ficar à vontade quando não existem espaço e tempo para isso.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA O EQUILÍBRIO DA MÁQUINA INTESTINAL:
- Ingestão de muito líquido, ele funciona como uma espécie de lubrificante, ajudando no peso e no deslocamento harmonioso das fezes.
- A ameixa seca é reconhecida como laxante, é uma fruta rica em fibras, mas apenas isso não explica a razão desse poder laxativo.
- Mastigue bem os alimentos e nunca faça refeições apressadas.
- Prefira oa alimentos ricos em fibras: pão integral, batatas cozidas com casca, arroz integral, legumes crus, frutas frescas, frutas secas e muito líquido.
- Adote a prática de exercícios, mesmo que sejam leves, três dias por semana.
- Se não sente vontade de ir ao banheiro, escolha uma revista ou livro preferido e sente-se no vaso sanitário pelo menos por dez minutos; seu organismo começará a se acostumar.
- Os laxantes à base de plantas ou comprados na farmácia devem ser adotados como soluções de emergência e de curto prazo.
0 comentários:
Postar um comentário