terça-feira, 6 de julho de 2010

USO DO CHÁ



CUIDADOS BÁSICOS NO PREPARO DO CHÁ

1- A água deve ser filtrada
2- A panela deve ser de vidro, inox ou de ágata. O alumínio é contra indicado, porque pode reagir com os princípios ativos. A tampa deve ficar bem fechada, para evitar que substâncias fundamentais escapem ao vapor.
3- A vasilha para o preparo do chá: bule, xícara ou garrafa térmica escolha de vidro, ágata ou de louça.
4- A erva pode ser fresca, retirada da planta no momento de fazer o chá, desidratada em casa ou industrializada.
5- Em geral, para cada litro de água usa-se 4 colheres de sopa de erva fresca picada ou 2 colheres de sopa de erva desidratada ( a erva seca é mais concentrada). Para 1 xícara de chá usa-se 1 colher de sopa de ervas frescas ou 1 colher de sobremesa de ervas secas.


MODO DE FAZER
1- Quando a água em ebulição (começar a ferver) coloque a erva, coloque a tampa e desligue o fogo. Esperar 5 a 10 minutos, coar para retirar a erva.

2- Se preparar um litro de chá, tomar durante o dia, mesmo que sobre não guardar para o outro dia. Faça outro chá no dia seguinte.

3- Nunca guarde o chá com a erva.

4- De preferência tome o chá sem adoçar.



USO DE CHÁ DIÁRIO

Pela manhã escolha um chá energético, capaz de dar mais pique ao seu dia; chá preto, chá verde, chá mate, infusão de rosas, casca de laranja ou canela.

Após o almoço escolha uma bebida digestiva a base de hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim, abacaxi, gengibre. Se desejar pode repetir o chá verde.

À tarde chá verde ou chá preto são as melhores escolhas. Não deixam a fadiga se aproximar.
Depois do jantar, camomila, melissa, erva-doce, além de ajudar na digestão, relaxa e prepara você para uma noite de sono.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, não compra ervas em feiras livres, elas ficam expostas a dois fatores: luz excessiva e calor: estes destroem os princípios ativos da planta.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...