sexta-feira, 9 de julho de 2010

PELE E PSIQUISMO



A mente e o corpo

Hoje em dia, não há mais como negar a interação entre o corpo e a mente.

O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças.

Embora a medicina ocidental tenha procurado menosprezar a ação da mente sobre o corpo, o "rubor" da pele, em situações de constrangimento ou embaraço, sempre indicou que havia alguma ligação entre o que ocorria nos pensamentos e o que a pele mostrava.

Não era só esse fato. Um grande número de fenômenos, facilmente observáveis no organismo, sempre sugeriram que mente e corpo funcionam em conjunto. Assim, fortes emoções podem resultar em náuseas, vômitos, diarréia, desmaios, Crises hipertensivas, derrames cerebrais ou infartos do miocárdio. Esses são exemplos claros da ligação entre a mente e o corpo.


Os sintomas psicocutâneos

Chama-se psicocutâneo o fenômeno manifestado na pele que tem como causa o que se passa no nível mental.

Há sintomas e doenças com estreita ligação com os pensamentos.

Assim, a sensação de frio nas mãos em situação percebida como ameaçadora, a palidez da pele em ocasiões de susto ou o aumento do suor em momentos de tensão. Além disso, o aparecimento de coceiras sem causa aparente, em fases de maior preocupação, ou mesmo doenças como dermatites, urticárias, alergias, psoríase e pelada, indicam o que pode a mente provocar na pele.

Não há dúvidas, hoje, de que estados mentais e suas correspondentes emoções têm influência poderosa sobre as condições da pele. Atualmente, já se conhece um pouco de como isso acontece, fato quase totalmente ignorado algumas décadas atrás.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO, e melhor interação entre o corpo e a mente, não deixe o estresse do dia-a-dia descarregar a tensão no seu corpo!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...