O uso de preservativos torna-se cada vez mais necessário, sobretudo com a disseminação de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis .
É preciso facilitar o acesso aos preservativos, baixar seus custos, promovê-los mais e ajudar a superar os obstáculos sociais e pessoais ao seu uso, se quisermos reduzir as enormes conseqüências.
Toda pessoa sexualmente ativa deve sempre usar preservativos, a não ser que tenha uma relação mutuamente monogâmica.
Para evitar a AIDS, mais e mais pessoas solteiras estão mudando seu comportamento sexual.
O índice de uso de preservativos é menor entre casados do que entre solteiros sexualmente ativos, mas muitos casais também deveriam usar preservativos, como forma de planejamento familiar e para se protegerem.
Os esforços para aumentar o uso de preservativos são um bom investimento social, econômico e de saúde, pois podem reduzir os índices de infecção pelo HIV e diminuir a disseminação da AIDS.
Por que os preservativos
não são usados por um número maior de pessoas?
Apesar da epidemia de AIDS, muitas pessoas continuam a ter comportamentos sexuais arriscados, mesmo quando sabem que os preservativos protegem contra as infecções. É pouco provável que todas as pessoas sexualmente ativas usem sempre preservativos quando precisam.
Algumas esposas sabem que seus maridos mantêm relações extraconjugais, mas não podem sugerir o uso de preservati-vos, por medo de serem rejeitadas ou assediadas.
Há outros obstáculos ao uso dos preservativos.
Algumas pessoas não dispõem de informações suficientes ou então não podem obter facilmente os preservativos. Outras acreditam, erradamente, que correm pouco ou nenhum risco de engravidar ou de contrair uma doença.
Os jovens solteiros, homens e mulheres, estão particularmente sob risco pois sofrem pressões sociais para praticar o sexo ou têm dificuldades para obter os preservativos.
Os preservativos deveriam ser mais acessíveis a todos e não apenas distribuídos por clínicas de saúde e lojas, mas também em hotéis, bares e supermercados.
Os programas deveriam alcançar mais grupos que necessitam de proteção, inclusive os jovens, os homens solteiros e os/as profissionais do sexo.
faça sexo seguro!
Use sempre preservativo, pois a AIDS,
Não escolhe, cor, raça, sexo ou condição
social!
3 comentários:
Oi Eliane, como eu querida te conhecer tb...seria uma alegria só!
Quem sabe em uma outra vinda vou ate Minas? :)
Obrigada pelo carinho e pelas informcoes no post!!!
beijinhos querida e uma linda Pascoa pra vc
So
Obrigada!
Beijos sabor chocolate!!!
Oi Eliane!
Passando para retribuir o carinho lá no Petit!
É mto bom te ter por lá!
Já tô te seguindo tb, adorando tudo que vi e li por aqui!
Bjinhos e te desejo uma ótima Páscoa, cheinha de paz, amor e mto chocolate =]
Postar um comentário