terça-feira, 13 de abril de 2010

BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA A SAÚDE


Segundo especialistas, a música pode ajudar no tratamento de algumas condições de saúde.

A música é usada para tratar doenças desde a Antiguidade, mas os primeiros artigos sobre os efeitos dela no corpo humano foram publicados apenas no século XVIII. Desde então o assunto vem sendo estudado no meio científico, mas sem grandes descobertas.

Recentemente foi descoberto por um grupo de neurocientistas da Universidade de Helsinki na Finlândia, que até mesmo vítimas de derrames cerebrais podem ser beneficiadas com o uso de melodias. Ao constatarem que elas estimulam o sistema nervoso das pessoas, eles perceberam que a música ativa várias áreas do cérebro simultaneamente, até mesmo aquelas danificadas pelo derrame, acelerando o processo de recuperação, inclusive ajuda a prevenir a depressão.

Além do derrame, também as dores crônicas são tratadas com música. Uma pesquisa feita em 2006 , descobriu que pacientes tratados com melodias tiveram uma redução 21% maior nas suas dores que os que não ouviam música.

É benéfica também na redução da pressão sanguínea, nos batimentos cardíacos, no estresse, distúrbios alimentares, fobias, síndrome do pânico, timidez excessiva, baixa auto-estima.

Na terceira idade, visa dar continuidade a uma vida saudável e ativa, incentivando o cuidado por si mesmo e o contato social,

Considerando que todas essas descobertas ainda são muito recentes para os parâmetros científicos, a música ainda interpreta um papel coadjuvante na ciência e no tratamento de doentes.
Apesar disso, tudo indica que os pesquisadores ainda aprenderão muito com as melodias.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, tendo a música como tratamento, reabilitação e promoção de saúde!






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...