quarta-feira, 7 de abril de 2010

8 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER



O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas.

Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.

Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, vários tipos de:

. Câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma.

. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

A tecnologia na luta contra o câncer está cada vez mais avançada: pesquisadores dos EUA desenvolveram em microchip que irá monitorar o sangue de pacientes no pós-cirúrgico, para ver se ainda há células da doença percorrendo pela circulação sanguínea.

Por enquanto o microchip será usado apenas para acompanhamento após a cirurgia, mas futuramente poderá ajudar já durante o tratamento.

É recomendado o consumo de alimentos que contenham bioflavonoides, beta-carotenos, fibras e antioxidantes, como a vitamina A, C, E e selênio. Estes componentes são encontrados em nossa alimentação diária.

Para uma vida saudável é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, isso garantirá não apenas a prevenção do câncer, mas também de várias outras doenças.


Tenha MAIS EQUILÍBRIO e com isso você garantirá qualidade de vida!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...