segunda-feira, 29 de março de 2010

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Dia 31 de março, é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição.
A data vale para lembrar que a alimentação, essencial a qualquer ser vivo, é muito mais do que o simples ato de comer.
Os hábitos alimentares adequados contribuem para o combate a enfermidades não transmissíveis.

Uma das principais recomendações de profissionais de nutrição é de que devem ser consumidas de três a cinco refeições diariamente, em uma dieta com pouco consumo de gordura saturada, doces e açúcares. Tudo isso aliado à prática de atividades físicas.

Todos falam do açúcar e das gorduras, mas acabam esquecendo do sal. Se ingerido em alta quantidade diariamente, ele pode causar hipertensão. E o sal em grande quantidade está no petisco, no churrasco, no biscoitinho que se come ao lado do computador, e nos salgadinhos das festas.

O ideal, então, é analisar o comportamento alimentar, para descobrir os erros e os acertos na dieta. Pular refeições importantes, como café da manhã, almoço e jantar, é um grande erro, assim como comer em tempo rápido ou sob condições estressantes ? As duas atitudes podem acarretar problemas gastro-intestinais.

Algumas curiosidades também passam despercebidas pelo conhecimento popular. Um prato feito, por exemplo, conhecido como PF, pode ser menos calórico do que um pacote de biscoito.

É importante saber que a mesma caloria consumida em intervalos bem divididos engorda menos do que consumida de uma só vez. O consumo em excesso de carboidratos e reduzido de fibras altera o metabolismo e pode causar doenças crônicas.

Comer de forma saudável significa unir todos os grupos de alimentos nas quantidades corretas. No caso da garotada, investir na criatividade é fundamental.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, e reflita sobre seu comportamento alimentar.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...