sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DEPRESSÃO - TRISTEZA


Tristeza, desânimo, depressão: quando as coisas começam a tornar-se sombrias ou ficar mais difícil levar a vida, é preciso procurar ajuda.
Normalmente, a melhor estratégia é combinar diferentes medidas por exemplo,
uso de remédios ou sbstâncias com princípios ativos, medidas de auto cuidado como alimentação adequada e a prática de exercícios e apoio psicoterápico.
Em caso de depressão intensa, que é diferentemente da tristeza comum, é doença e o uso de medicamentos sintéticos pode ser indicado.
Para a depressão leve ou moderada, há opções de antidepressivos naturais que podem ter efeito.
Aqui estão relacionados alguns itens que podem levantar o ânimo ou ajudar no tratamento da depressão.
  • Exercícios físicos - o exercício estimula a secreção de endorfinas que causam sensação de bem estar. Além disso, melhora a circulação e a oxigenação do cérebro.
  • Triptofano - aminoácido assencial encontrado especialmente em alimentos protéicos, como carnes e laticínios. Não é produzido pelo corpo e precisa ser adquirido via alimentação.Esse aminoácido leva à produção de serotonina. neurotransmissor relacionado ao prazer e ao bem estar. Uma alimentação equilibrada supre as necessidades de triptofano.
  • Meditação - estudos mostram que a meditação produz mudanças no cérebro, como a redução ou o aumento da atividade de certas regiões. A hipótese é que reduza hormônios como o cortisol, diminuindo a ansiedade e promova liberação de endorfinas, ligadas à sensação de prazer. A meditação é uma técnica eficaz e de baixo custo para os sintomas e reduzir as reincidências do distúrbio. Para ter efeito é recomendado que seja praticada, no mínimo, quatro vezes por semana. No início, a pessoa pode apraticar por 5 a 8 minutos. Em uma semana, ela já consegue meditar por 10 minutos e vai aumentando gradativamente até chegar a 30 minutos, o que é suficiente para obter efeitos.
  • Suplementos de vitaminas B12 e B9 (ácido fólico) - As vitaminas B12 e B9 sào essenciais para a fabricaçao de diversos neurotransmissores e atuam como modulares dos sistemas neurológico e hormonal. A suplementaçao dessas vitaminas pode aliviar sintomas de depressao e potencializar efeitos de medicamentos antidepressivos. Costuma ser indicada para pacientes com sintomas de deficiência nutricional e alcoólatras (que normalmente apresentam deficiência de nutrientes e, em especial, falta de vitamina B12. Em caso de desânimo ou tristeza não patológica sem causas aparentes, pode ser investigada a falta dessas vitaminas por meio de exame de sangue. Nessa circunstância, a suplementação pode ser suficiente.
  • Acupuntura - a acupuntura busca reequilibrar a chamada energia vital por meio da estimulação de pontos especificos do corpo. A depressão, dentro dessa perspectiva, é entendida como um desequilibrio no fluxo energético entre os órgãos. Restaurar esse fluxo e a saúde geral do individuo é uma estratégia para lidar com estados de desânimo. Além da restauraçao de energia, acredita-se qua a acupuntura gere respostas no sistema nervoso central que estimulam a produçao de serotonina. A acupuntura pode ser usada isoladamente ou com outros tratamentos. O suporte emocional, como a psicoterapia, é importante para o sucesso do tratamento. Os efeitos começam a surgir após cerca de cinco aplicações, mas podem demorar mais, dependendo da saúde geral e do grau de depressão do paciente.
TENHA MAIS EQUILÍBRIO SAÚDE E BEM ESTAR EM SUA VIDA!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...