domingo, 9 de outubro de 2011

Aplausos





Tem gente que faz qualquer coisa por um elogio, até transformar a própria vida num tormento para ser a melhor...a mais eficiente... a mais bonita...

Todo mundo gosta de ouvir elogios, e não há nenhum problema nisso: o aplauso é um combustível poderoso para alcançar metas e um reconhecimento indispensável para não desanimar no meio do caminho.
Para algumas pessoas, porém, é mais do que isso: uma droga sem a qual nada vale a pena. 
Elas padecem de uma necessidade insaciável de ser aprovadas, estimadas e admiradas sistematicamente pelos outros. Alimentam-se do foco positivo  -  verbal ou não  - que recebem.


Quem depende da aprovação alheia para ser feliz, a exemplo dos viciados, está sempre  ávido pela droga redentora...  elogios,  adulação e aplausos...( quem não conhece alguém assim?)

E quem irá suprir essa dependência??? 
 QUEM ESTIVER POR PERTO e se prestar  - SEMPRE TEM ALGUÉM! .....????
um familiar..o melhor amigo..um vizinho.. ou até um fã....
A necessidade de aprovação, reconhecimento e aceitação é importante porque vivemos numa rede social.
MAS, CUIDADO... não podemos estabelecer  uma relação patológica, ou seja, criar uma dependência de aplausos, há prejuízos!
Pode-se gerar depressão, ansiedade e uma tristeza profunda se os elogios não vêm!


Temos que ser o melhor que podemos, cobrar-se exaustivamente é um indício de que algo não vai bem.
Geralmente, são pessoas inseguras e  insatisfeitas. Sentem-se inferiorizadas e precisam compensar esse sentimento chamando a atenção e buscando ser os melhores! Isto não resolve...
Cuidado para não cair em alguma compulsão, seja para bebida, sexo, droga ou para compras.




Desintoxique.... Como?
Reconheça que algo vai mal - entenda o que está acontecendo. Só podemos resolver um problema quando sabemos que ele existe e percebemos que a solução está em nossas mãos.


Procure ajuda profissional - o auxílio de um terapeuta pode ser extremamente útil para abreviar o processo, acelerando o resultado.


Sintonize razão e emoção  - perceber que se tornou competitiva por se sentir rejeitada e frustrada já é um ótimo ponto de partida.
A emoção nos diz aonde ir,  e  a  razão indica como chegar lá!





Tenha  MAIS EQUILÍBRIO,
Sair do buraco pode não ser tão difícil assim.. Vencer qualquer tipo de transtorno, é possível por meio de autoconhecimento e superação! Experimente... se for o seu caso, é claro!







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...