segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Temperos








Conversando com um senhor que tem banca no mercado, ele me disse que existem cerca de 350 tipos de temperos. Ele conta que antigamente os mineiros tinham mais restrições na hora de experimentar condimentos diferentes e compravam apenas os triviais: colorau, pimenta-do-reino, açafrão-da-terra, gengibre.



Hoje isso mudou com a invasão dos homens na cozinha que gostam de inventar receitas novas e comprar temperos especiais e mais caros!



Veja alguns dos temperos finos, caros e sofisticados...


  • Açafrão de pistilo - Vem principalmente da Espanha e de Portugal. É o condimento mais caro do planeta: cada flor dá apenas três estigmas, que devem ser colhidos à mão e secos. Pratos: paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz com frango.

  • Anis-estrelado - É o fruto de uma árvore oriunda da China. Seu aroma é muito semelhante ao de erva-doce, mas seu sabor é mais amargo. Pratos: combina com porco, galinha, peixes e mariscos.

  • Baunilha em fava - Originária do sul do México, é a vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento. Pratos: chocolate, café, pudins, sobremesas de fruta, bolos e biscoitos. Em pequena quantidade, combina com vitela.

  • Cardamomo verde - Membro da família do gengibre, é intensamente utilizado na Índia e no Oriente. De sabor forte. Pratos: combina com pratos doces e salgados. Licores, café, carne, suco de manga e maracujá.

  • Cardamomo negro - Originário da região de Himalaia, existem diversas variedades. Ele é seco e defumado, por isso tem sabor e aroma fortes, amadeirados, defumados e com toque de cânfora. Pratos: sopa, caldo, refogados, peixes, pratos com arroz e com carnes e frango.

  • Noz-moscada - A moscadeira é uma árvore que dá frutos por mais de 50 anos. É encontrada moída e inteira, tem sabor doce, quente e levemente picante. Pratos: realçar sabor de carnes e legumes, bebidas com leite, pudins, sopas, aves, bolos, bolachas, bolinhos.

  • Pimenta-rosa - Sabor bem suave, é nativa da América do Sul. Pratos: tempero para peixes, sashimi, queijos, carnes vermelhas, massas.

  • Curry - É uma mistura de especiarias que leva feno-grego, pimenta malagueta, coentro, mostarda, pimenta-do-reino preta, gengibre, cúrcuma, canela e cravo. Pratos: peixe, frango, carne de boi.

  • Trufa branca - É um cogumelo subterrâneo, encontrado nos bosques de Alba, Itália, que cresce em simbiose com raízes de algumas espécies de árvores. Pratos: ovos, saladas, massas e risotos.





Tenha Mais Equilíbrio,

Cada tempero tem sua importância na gastronomia!






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...